Palavra Ministrada pela Missionária Adriana no dia 07 de outubro de 12.
SE ESFORÇAR NO SENHOR
Leitura em 1 Samuel 30:1-8
“Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo. E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho. E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos. Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se esforçou no SENHOR seu Deus. E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi. Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.”
Davi chega de uma guerra, cansado, com muitas vitórias na sua bagagem . Mas quando ele chega à sua terra a encontra destruída e todos os habitantes haviam sido levados. Os Inimigos, os amalequitas invadiram a cidade de Ziclague e levaram tudo. Quando Davi chega encontra o lugar que deveria ser de alegria, onde deveria encontrar descanso, onde ele reencontraria a sua família depois de tantas batalhas... em cinzas, e pior, os inimigos levaram cativos as mulheres e as crianças. Talvez você diga: “Missionária eu tenho tantas vitórias, tenho um bom emprego, sou formado, mas quando chego em casa encontro situações terríveis, não tenho paz na minha própria casa”
E Davi, homem forte valente, homem de guerra estava nesta situação:
V.4 “Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar.”
De 300 a 600 homens em dor e sofrimento porque seus filhos e esposas haviam sido levados cativos, todos serviriam como escravos. Davi e todos os homens estavam agora caídos e chorando.
O maior choque que podemos passar em nossa vida é quando algo atinge nossos filhos, nosso cônjuge, nossa família. Davi se sente extremamente derrotado, estava se sentido impotente. Como é triste a sensação de derrota e impotência! Imagine um pai chegando em casa e não encontra seus filhos, sua esposa e ainda descobre que eles foram levados por homens de belial (violentos e brutos). Davi e todos os homens apenas choravam e choravam.
Davi cai no chão e chora até não ter mais forças. Os homens, então são incitados pelo diabo para apedrejá-lo.
Filho quando nós mostramos fraqueza, o inferno se levanta! Não Caia! Não baixe a guarda!
Quantas vezes as batalhas parecem intermináveis, mas a palavra diz “diga o fraco, eu sou forte!” sabe porque? Por que a força não está no meu ou no seu braço, está em Deus! Paulo e Silas tiveram forças na hora da fraqueza. Foram presos injustamente, apanharam, ficaram com o corpo aberto em feridas e foram amarrados. O que Paulo e Silas fizeram? Choraram? Culpavam a Deus? Não! Na hora da dor cantavam ao Senhor! Temos de ser assim saber louvar e adorar. Os louvores mais lindos são feitos na hora da Dor. Paulo e Silas cantavam ao Senhor e Deus abriu as portas das prisões e eles saíram, livres!
Se você não sabe o que está acontecendo na tua vida, louve! Louve na dor, na angústia, na tristeza... Confie em Deus.
Davi quando se apercebeu derrotado, a Bíblia diz que ele se esforçou no Senhor. O esforço Deus não te dá, isso é seu, é sua parte. Deus Disse: “Esforça-te, tende bom ânimos e eu te ajudarei”. Se você se esforça, Deus te ajuda. Quando você se esforça, no mínimo você demonstra confiança em Deus. Quando Davi estava a ponto de ser apedrejado, ele se esforçou.
Davi pediu ao sacerdote o éfode (uma estola sacerdotal), é como se ele estivesse revestido de uma roupa especial para falar com Deus, conforme a lei de Moisés. Se Davi continuasse chorando, com rosto em terra, ali mesmo ele teria morrido e a sua história de sucesso acabaria ali. Mas quando ele se levantou o diabo retrocedeu. Quando Davi coloca a estola sacerdotal ele busca a Deus na sua fraqueza , mesmo preocupado com os seus filhos, com a esposa mesmo vendo as cinzas e a destruição, ele clamou: “Senhor o que devo fazer?” e Deus disse: “Você se esforçou, levantou e me buscou, levante persiga os inimigos e tudo livrarás”. Não é culpando a esposa, o patroa ou a si mesmo pela sua situação que você vencerá! É levantando e lutando.
V. 17 e 18: “E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram. Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi. E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer. Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi.”
Quando ele foi para a guerra, venceu! E os que conseguiram, fugiram da presença dele. Ele recuperou o que era dele e tudo que era do inimigo tomou para si. Quando alguém se esforça no Senhor, Deus restitui o que perdemos e ainda traz o cêntuplo, a bênção de multiplicação.
Tudo que foi roubado, voltará em dobro. Se prepare por que na tua vida todas as bênçãos virão em dobro. |