Certa vez, Jesus estava indo da Judéia até a Galiléia, e seus discípulos estavam com Ele. E Jesus indo nessa sua Jornada teve que passar por uma cidade chamada Samaria, e ali Jesus assentou-se próximo ao poço de Jacó, enquanto seus discípulos foram comprar comida.
Enquanto Jesus estava junto ao poço, uma mulher, Samaritana se aproximou para retirar água, pois era este poço que abastecia toda cidade. Nisto Jesus falou com ela, e desse diálogo hoje podemos aprender verdades Sagradas para nossa vida:
1º “Hora Sexta”(v.6)
Hora sexta nos tempo bíblico, significa Meio dia. E não era comum alguém retirar água do poço nesse horário. O usual era as moças virem tirar água do poço mais à tarde.
Isso é um sinal de que aquela mulher estava se isolando do restante das pessoas de sua comunidade.
Quando temos um problema em nossa vida tendemos à nos isolar, se afastar da família, dos amigos, dos filhos.....
Aquela mulher estava evitando vir ao poço no horário habitual das outras pessoas e encontrar alguém, talvez por vergonha? Medo? Esse motivo nós encontraremos mais à frente nesse relato...
2º “Dá-me de Beber”
Certamente essa mulher não esperava encontrar ninguém junto ao poço, mas para sua surpresa ela encontra Jesus, assentado. E imediatamente Ele lhe diz Dá-me de beber (v.7)
Naquele tempo, os Judeus não se relacionavam com os Samaritanos. Havia dissenção entre os dois povos, os Judeus rejeitavam os Samaritanos; Por isso a resposta dela foi tão dura: “: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?(v.9).
Jesus nos mostra que não devemos fazer distinção entre as pessoas, todos tem o mesmo valor para Deus, não importando a sua origem, raça ou situação financeira.
3º “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede”
Jesus começou pedindo água para esta mulher, mas no meio da conversa Jesus oferece água para ela – Água Viva.
A única sede que aquela mulher conhecia era a sede normal, natural do ser humano. Mas Jesus não estava falando de forma humana, mas sim espiritual. Por isso a mulher não entendia o que Jesus queria Dizer (v.15)
Hoje sabemos que uma pessoa resiste a, no máximo, três dias sem água. Jesus não estava se referindo a sede normal.
Qual é a Sua Sede?
Você conhece a sua necessidade, você sabe do que precisa, Você sabe o que esta “ressecando” seu interior, “retirando” a suas Forças. Jesus é a fonte de Águas vivas. Ele pode irrigar toda a sequidão da sua alma. Não de uma forma passageira, finita, mas para sempre, de forma que nunca mais terá sede novamente. Aceite a água que Jesus oferece. O aceite como Senhor e Salvador.
3º - Jesus Conhece o seu Interior.
(v.16-19) Jesus pede que ela chame o seu marido e quando ela responde que não tem marido nenhum, Jesus lhe diz: “Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido;”
Jesus Sabia desde o princípio, qual era o problema daquela mulher, o motivo de sua vergonha.
Não adianta esconder de Cristo quem somos. Ele te conhece. A bíblia diz que não existe lugar nenhum na terra ou no universo, em que podemos nos esconder de Deus (Salmos 139:7-12), A bíblia diz ainda que o Homem vê a aparência mas Deus olha o coração (I SAMUEL 16:7)
Por isso enquanto não sermos sinceros na presença de Deus, nos apresentando verdadeiramente como somos, e não como gostaríamos de ser, não seremos abençoados.
Quando Jesus revelou a vida da Mulher samaritana, ela não tentou enganá-lo, nem se justificar, apenas admitiu que Jesus realmente estava certo: “Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.”(v.19) – E por isso foi abençoada, com as palavras e o Conforto do mestre Jesus.
|